Inflamação nos tendões: entenda as causas, quais os sintomas e formas de tratamento rápido e prático de tendinopatia

 

Inflamação no tendão

 

Uma inflamação é uma reação do corpo quando alguma parte está anormalmente exposta. O corpo tenta aumentar a circulação na área elevando a temperatura. Quando isto acontece, a parte incha, o que leva à dor, vermelhidão e tensão.
 
Se a inflamação acontece numa área com pouco sangue o processo é mais lento. Um tendão é feito com fibras paralelas. Com o inchaço causado pela inflamação, estas fibras se distanciam umas das outras.
 
Assim, o tendão pode ficar mais sensível e mais fraco. A causa de uma inflamação no tendão de Aquiles pode ser uma panturrilha curta demais, sobrecarga ou outra lesão. O tendão pode inchar se a pessoa não dá importância ao começar a sentir dores ou rigidez.
 
Com isto, a fricção entre o tendão e as estruturas em volta aumenta o que pode levar a pessoa a cair no círculo da dor. A mesma coisa acontece na maioria das inflamações.
 
Por isso é muito ruim sobrecarregar uma inflamação. Por outro lado, não é bom ficar só descansando para curar este tipo de problema porque a cura deve ser feita na direção do tendão, o que necessita um movimento.

 

Inflamação dos Tendões    Dor no pulso, no ombro, no joelho? Cuidado, você pode estar sofrendo de algum tipo de tendinopatia ou inflamação do tendão (tecido fibroso pelo qual um músculo se prende a um osso). Conheça melhor as características desse problema e como se livrar dele.
Inflamação nos tendões: entenda as causas, quais os sintomas e formas de tratamento rápido e prático
 
O problema normalmente chega pouco a pouco. Se você reage logo no começo e tira um dia de descanso, ele geralmente passa rápido. Outra dica é descobrir o que causou a inflamação. Podem ser sobrecarga, treino demais, dureza, novo equipamento, sapatos ruins, movimentos monótonos, cansaço, etc.
 
Depois de um tempo de descanso é bom começar a trabalhar levemente na área. Uma inflamação aguda piora com treinamento pesado, explosivo e rápido. Principalmente em jovens que estão crescendo e são mais vulneráveis a este tipo de inflamação. Schlatter é um exemplo disto.
 
Os tendões do joelho crescem mais lento que o osso. Se o jovem treina o quadríceps o músculo fica mais forte e a tensão na fixação na tíbia fica maior. Academia pesada não é recomendável para jovens que ainda estão em fase de crescimento.

 

Inflamação nos tendões: entenda as causas, quais os sintomas e formas de tratamento rápido e prático. Inflamação dos Tendões    Dor no pulso, no ombro, no joelho? Cuidado, você pode estar sofrendo de algum tipo de tendinopatia ou inflamação do tendão (tecido fibroso pelo qual um músculo se prende a um osso). Conheça melhor as características desse problema e como se livrar dele.
Inflamação nos tendões: entenda as causas, quais os sintomas e formas de tratamento rápido e prático

Inflamação dos Tendões

 

Dor no pulso, no ombro, no joelho? Cuidado, você pode estar sofrendo de algum tipo de tendinopatia ou inflamação do tendão (tecido fibroso pelo qual um músculo se prende a um osso). Conheça melhor as características desse problema e como se livrar dele.

Síndrome de Impacto (Bursite do Ombro)

 

Conhecida como bursite, “reumatismo” ou, simplesmente, dor no ombro, a Síndrome do Impacto é uma inflamação do músculo supraespinhal e da bursa (bolsas sinoviais espalhadas pelas principais articulações do corpo), que surge devido ao impacto entre os ossos, toda vez que você levanta seus braços. E essa dor no ombro, que se irradia para a porção média do braço, costuma piorar com atividades que exijam a elevação dos braços (professores, pintores, carregadores), com exercícios físicos intensos (vôlei, natação) e à noite, quando se estende o braço ao longo da cama, estirando os tendões já inflamados. Em cerca de 70% dos casos, o tratamento clínico alivia os sintomas. Já os 30% restantes apresentam recorrências frequentes da dor e, muitas vezes, precisam de procedimentos cirúrgicos para melhora definitiva do quadro.

Tendinite do Bíceps

 

Os músculos denominados bíceps têm uma importância muito grande na realização dos movimentos dos ombros, braços e cotovelos. E quando os membros superiores são utilizados com bastante intensidade – no caso de arremessadores, nadadores, por exemplo – pode ocorrer uma doença conhecida como tendinite da cabeça longa do bíceps, localizada geralmente entre o ombro e o cotovelo. Esse problema caracteriza-se pela inflamação ou ruptura do tendão do bíceps. A localização exata dessa tendinite – que pode ocorrer em qualquer ponto do cabo longo do bíceps – só pode ser determinada através de exames físicos e radiológicos, possibilitando o tratamento adequado, sem aquelas “famosas” infiltrações do passado.

Epicondilite Lateral do Cotovelo

 

(“Cotovelo de Tenista”) A epicondilite se caracteriza por uma dor no canto lateral do cotovelo, que se irradia para o antebraço e é frequente entre 35 e 55 anos de idade, ocorrendo tanto em homens como mulheres. O problema pode surgir após esforço físico intenso imediato ou esforços contínuos, de forma cumulativa, e não é uma inflamação comum. Na verdade, ocorre a morte do tecido muscular por alteração da vascularização local e, consequentemente ruptura local dos músculos extensores. Normalmente tratada com imobilização, medicação e fisioterapia, a epicondilite pode tornar-se crônica, apesar do tratamento conservador instituído. No entanto, são raros os casos em que o médico indicará uma cirurgia.

Inflamação dos Tendões do Polegar (Tendinite de Quervain) 

 

Caracterizada por dor na base do dedo polegar, que se intensifica quando o movimentamos para um dos lados do punho, em direção ao dedo mínimo. Comum em mulheres – especialmente durante o período gestacional, pós-parto, e na menopausa, pelas alterações hormonais do organismo -, um cuidadoso exame físico demonstrará a diferença entre essa tendinite e outros problemas, como a artrose (processo degenerativo de uma articulação) da base do polegar, fraturas e artroses dos ossos do punho. O tratamento normalmente utiliza anti-inflamatórios e analgésicos e a imobilização do polegar pode ser necessária. A cirurgia é simples, geralmente com anestesia local, proporcionando alívio definitivo.

Tendinites do Antebraço e Punho

 

Doenças inflamatórias, além dos movimentos repetitivos como os realizados durante a digitação e esforços repetitivos e intensos, podem causar a inflamação deste conjunto de tendões do antebraço e do punho, estabelecendo a conhecida “tendinite” ou “tenossinovite”. O diagnóstico preciso deve ser feito por seu médico, já que muitas doenças são rotuladas, erroneamente, de “tendinites”. Existem diversas formas de tratamento para o alívio dos sintomas, como diminuir ou suspender o ritmo de atividades repetitivas, acupuntura, reabilitação, imobilizações, etc. A cirurgia é raramente indicada.

Tendinite Patelar (Tendinite no Joelho) 

 

Frequentemente afeta esportistas que usam demais os membros inferiores (corredores, jogadores de futebol, etc). A inflamação deste tendão causa dor na face anterior do joelho, ao redor da região do tendão, piorando com a sua flexão ou extensão. O tratamento inclui alívio da dor e recondicionamento físico entre as condutas adotadas.

Tendinite Aquiliana (Tendão de Aquiles) 

Inflamação do tendão de Aquiles, localizado na região posterior do tornozelo. Esse problema causa dor ao caminhar com rapidez e, principalmente, quando se fica nas pontas dos pés. O tratamento exige repouso, reabilitação e alívio da dor.

Apenas para fins informativos. Consulte sua autoridade médica local para receber aconselhamento apropriado.

Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros

Apenas para fins informativos. Consulte sua autoridade médica local para receber aconselhamento apropriado. Fontes: Google e outros

[random_post_on_refresh]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 5 =