Quem consegue escapar 100% do estresse hoje em dia? Eu suspeito que pouquíssima gente, especialmente para quem vive em cidade grande.
Você pega trânsito o tempo inteiro; fica correndo contra o relógio para chegar aos lugares; e no dia seguinte repete tudo de novo.
Isso sem contar a eterna pressão no trabalho, que aumenta exponencialmente em tempos de crise como a que o Brasil está passando.
A realização desta forma é muito conhecida como respiração torácica e não é a mais saudável de se fazer. A respiração mais adequada, inclusive para o relaxamento, é a diafragmática onde a caixa torácica e o abdome expandem. Para ter uma maior consciência corporal, faça este exercício:
Coloque uma mão sobre o peito e outra sobre a barriga. Inspire e expire pelo nariz fazendo com que a mão que está sobre a barriga suba e desça. A que está sobre o peito, deve ficar parada. Também não force a barriga: ela vai se movimentar passivamente, de acordo com a entrada e a saída de ar. Aí está a respiração diafragmática.
Repare como é muito mais relaxante e agradável.
É possível que haja alguma tensão muscular ou ponto-gatilho no diafragma e assim, gerar dor principalmente no momento da respiração. Neste caso, é necessário um profissional para examinar a região. Isto é feito através da mão com pressão no abdome, de abaixo para cima e abaixo das costelas .
3 maneiras de realizar massagem com a finalidade de auxiliar a respiração.
1) Mão espalmada sobre o esterno com os dedos apontados para baixo. Realizar pressão e a cada expiração e deslizar lentamente .
2) Realizar a mesma manobra mas com o polegar fazendo pressão. Ir até a margem inferior do esterno. Cuidado para não pressionar o processo xifóide.
3) Com as mãos na parte inferior da caixa torácica, realizar pressão com deslizamento em direção a lateral do corpo. Aproveite a expiração para realizar a manobra.
.
.
Aviso importante: antes de iniciar algum tipo de tratamento, procure um médico para orientação e avaliação completa do seu estado de saúde.
Apenas para fins informativos. Consulte sua autoridade médica local para receber aconselhamento apropriado. Fontes: Google e outros
[random_post_on_refresh]