Sente dores e dormência nas mãos? Cuidado, pode ser a Síndrome do Túnel de Carpo é doença incapacitante

Túnel do Carpo, Síndrome - Vico Massagista e Quiropraxia - São José, Centro - Massagem Terapêutica, Massoterapia. #quiropraxia #massagem #ventosaterapia #saojosesc #floripa #florianopolis #palhoca #biguacu
Sente dores e dormência nas mãos? Cuidado, pode ser a Síndrome do Túnel de Carpo é doença incapacitante 

 

A Síndrome do túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma condição que ocorre quando o nervo mediano é comprimido no punho, causando dor, formigamento e dormência na mão e nos dedos. Essa condição pode se originar devido a uma variedade de fatores, como lesões repetitivas, artrite, diabetes, obesidade, gravidez e até mesmo genética.

Os sintomas comuns incluem dor e sensação de queimação na mão, dedos e pulso, formigamento ou dormência nas mãos e dedos, fraqueza na mão e dificuldade em segurar objetos. Os tratamentos para a síndrome do túnel do carpo podem variar de acordo com a gravidade dos sintomas, mas geralmente incluem mudanças no estilo de vida, como a prática de exercícios para melhorar a flexibilidade e a força, o uso de splints de punho e, em casos mais graves, cirurgia.

O terapeuta Vico Massagista oferece uma variedade de técnicas para ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo, incluindo quiropraxia, massagem terapêutica, massoterapia e ventosas. A quiropraxia é uma técnica de ajuste de coluna vertebral, que pode ajudar a aliviar a pressão nos nervos que passam pelo punho. A massagem terapêutica e massoterapia podem ajudar a aliviar a tensão e a dor nos músculos e tecidos moles do punho e da mão. As ventosas podem ser utilizadas para aumentar a circulação sanguínea na área afetada.

O consultório de Vico Massagista está localizado na Rua Arnoldo Bonckewitz, 29, Centro, São José (SC). Ele pode ser contatado por meio do número de telefone (48) 3094-5746 ou pelo WhatsApp (48) 98468-7452.

Após uma sessão de tratamento com Vico Massagista, é importante que o paciente siga algumas dicas e orientações para garantir uma recuperação mais rápida e eficaz. Alguns desses cuidados incluem: evitar atividades que possam sobrecarregar a mão e o punho, como digitação excessiva ou movimentos repetitivos; aplicar compressas frias na área afetada para ajudar a aliviar a dor e o inchaço; e fazer exercícios de alongamento para melhorar a flexibilidade e a força muscular na região do punho e da mão.

É importante ressaltar que, embora os tratamentos de Vico Massagista possam ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo, o acompanhamento médico é sempre necessário. O médico poderá indicar o tratamento mais adequado para cada caso, assim como monitorar a evolução do paciente e orientar sobre as melhores práticas para prevenir a recorrência da doença.

 

 

Saiba mais sobre os sintomas de Síndrome do túnel do carpo

 

Os principais sinais e sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem:

  • Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos
  • Dormência ou formigamento da palma da mão
  • Dor que se estende até o cotovelo
  • Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados
  • Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos
  • Desgaste do músculo sob o polegar (em casos avançados ou de longa duração)
  • Movimento de pinça débil ou dificuldade para carregar bolsas (uma queixa comum)
  • Fraqueza em uma ou ambas as mãos.

#tuneldocarpo  #pulsoaberto #dor #pulso #munheca #mao #vicomassagista #quiropraxia #massagem #saojosesc #florianopolis #palhoca #biguacu #antoniocarlossc

A síndrome do túnel do carpo, também chamada de síndrome do túnel carpal ou síndrome do canal cárpico, é o nome que designa uma neuropatia que acomete o nervo que passa na região do punho, o nervo mediano (localizado entre a mão e o antebraço), submetendo-o a compressão, resultando nessa afecção.

Existem diversas causas que levam à síndrome do túnel do carpo, sendo que a principal é a L.E.R. (lesão por esforço repetitivo), resultante de movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais. Dentro do grupo de etiologias encontramos também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais (diabetes mellitus e doenças da tireoide, por exemplo), medicamentosas e tumorais.

A manifestação clínica mais comum nessa afecção é a parestesia (sensação de dormência e formigamento) nas mãos, em especial, nos dedos indicador, anelar e médio, com predominância no período noturno; contudo, pode estender-se até o antebraço, braço e ombros. Ao passo que a síndrome progride, torna-se difícil manipular objetos pequenos e executar tarefas simples, como, por exemplo, amarrar os sapatos.

O diagnóstico é estabelecido com o auxilio de dois testes: o teste de Phalen e o teste de Tinel. O primeiro é feito dobrando-se o punho, mantendo-o fletido durante um minuto. Isso leva ao aumento da pressão intracarpeana, caso haja compressão do nervo, os sintomas intensificam-se.

O teste de Tinel é realizado percutindo-se o nervo mediano. Em casos de comprometimento, a sensação de será de choque e formigamento. Em certas situações faz-se necessária a realização de uma eletroneuromiografia para concluir o diagnóstico.
O tratamento, em casos de compressão leve, pode ser realizado por meio da imobilização do punho por “splints” (pequenas talas de material rijo, mas flexível). É importante frisar que o punho nunca deve ser enfaixado, pois pode piorar a compressão; abordagem fisioterápica deve ser evitada nessa fase.
Com relação aos casos no qual não há sucesso no tratamento com o splint, ou então, a eletroneuromiografia evidencia compressão severa, deve-se optar pelo tratamento cirúrgico. Esta visa abrir o canal por onde o nervo passa. Em casos de compressão prolongada do nervo, pode haver atrofia irreversível, com recuperação escassa mesmo após o procedimento cirúrgico.
Túnel do Carpo - Vico Massagista e Quiropraxia - São José, Centro - Massagem Terapêutica, Massoterapia. #tuneldocarpo #quiropraxia #massagem #saojosesc
Sente dores e dormência nas mãos? Cuidado, pode ser a Síndrome do Túnel de Carpo é doença incapacitante –
 
 
 
 
A síndrome do túnel do carpo pode ser prevenida por meio de adoção de algumas medidas, como:
  • Tentar evitar atividades que levem à realização de movimentos de flexo-extensão do punho;
  • Como alterações hormonais da tireóide e certas doenças, como a diabetes, podem causar neuropatias compressiva, estas condições devem ser controladas;
  • Mulheres no climatério estão mais propensas a desenvolver a síndrome do túnel do carpo, devido à queda na síntese de estrógeno, sendo assim, recomenda-se procurar um médico da área e seguir suas recomendações;
  • Sentar-se de modo correto e apoiar ambos os braços e punhos quando usar o computador, além de fazer pausas em casos de passar tempo prolongado nessa posição, alongando e relaxando costas, ombros, punhos e mãos.

Apenas para fins informativos. Consulte sua autoridade médica local para receber aconselhamento apropriado. Fontes: Google e outros

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − três =