APRENDA EXERCÍCIOS PARA A RESPIRAÇÃO QUE MELHORAM SUA SAÚDE E COMBATE O ESTRESSE, ESGOTAMENTO FÍSICO E NERVOSO

 
 
Aprenda a lidar com o estresse excessivo e evite problemas de saúde. Respiração adequada combate o estresse, cansaço, fadiga, falta de concentração e nervosismo - Vico Massagista, São José SC, quiropraxia, massagem, massoterapia, acupuntura, reflexologia, do-in, shiatsu, ventosaterapia. A síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento total, de que toda a energia já foi queimada e o corpo e a mente chegaram à exaustão.
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Saiba como lidar com o estresse excessivo e cuide da sua saúde

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Quem consegue escapar 100% do estresse hoje em dia? Eu suspeito que pouquíssima gente, especialmente para quem vive em cidade grande.

Você pega trânsito o tempo inteiro; fica correndo contra o relógio para chegar aos lugares; e no dia seguinte repete tudo de novo.

Isso sem contar a eterna pressão no trabalho, que aumenta exponencialmente em tempos de crise como a que o Brasil está passando.

O simples fato de respirar parece algo muito elementar e que todos fazem de forma natural sem maiores problemas. Na prática as coisas não são bem assim. Uma respiração feita com eficiência é fundamental para a obtenção de energia e oxigênio para os pulmões. Muitas pessoas normalmente respiram inflando a parte superior do tórax movendo também pescoço e os ombros ao mesmo tempo que contraem o abdome.
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Respiração adequada combate o estresse, cansaço, fadiga, falta de concentração e nervosismo - Vico Massagista, São José SC, quiropraxia, massagem, massoterapia, acupuntura, reflexologia, do-in, shiatsu, ventosaterapia. A realização desta forma é muito conhecida como respiração torácica e não é a mais saudável de se fazer. A respiração mais adequada, inclusive para o relaxamento, é a diafragmática onde a caixa torácica e o abdome expandem.
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A realização desta forma é muito conhecida como respiração torácica e não é a mais saudável de se fazer. A respiração mais adequada, inclusive para o relaxamento, é a diafragmática onde a caixa torácica e o abdome expandem. Para ter uma maior consciência corporal, faça este exercício:

Coloque uma mão sobre o peito e outra sobre a barriga. Inspire e expire pelo nariz fazendo com que a mão que está sobre a barriga suba e desça. A que está sobre o peito, deve ficar parada. Também não force a barriga: ela vai se movimentar passivamente, de acordo com a entrada e a saída de ar. Aí está a respiração diafragmática.

Repare como é muito mais relaxante e agradável.

 
 
Respiração adequada combate o estresse, cansaço, fadiga, falta de concentração e nervosismo - Vico Massagista, São José SC, quiropraxia, massagem, massoterapia, acupuntura, reflexologia, do-in, shiatsu, ventosaterapia. Assim como é um indicador do nosso estado emocional, a respiração também funciona como uma causa paralela das nossas emoções. Isso quer dizer que podemos utilizar nossa respiração para manipular nosso estado anímico, uma técnica muito utilizada nas práticas de Yôga e que a psicologia e a fisiologia estão cansadas de comprovar como é eficaz para recuperar a lucidez rapidamente. 
 
 
 
 
Quando o paciente não tiver o domínio ou a percepção da respiração diafragmática, deve-se ensinar e estimular a prática. Mesmo fora do ambiente da massagem, ele deve usufruir dos benefícios da melhor eficiência respiratória.
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É possível que haja alguma tensão muscular ou ponto-gatilho no diafragma e assim, gerar dor principalmente no momento da respiração. Neste caso, é necessário um profissional para examinar a região. Isto é feito através da mão com pressão no abdome, de abaixo para cima e abaixo das costelas .
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3 maneiras de realizar massagem com a finalidade de auxiliar a respiração.
1) Mão espalmada sobre o esterno com os dedos apontados para baixo. Realizar pressão e a cada expiração e deslizar lentamente .
2) Realizar a mesma manobra mas com o polegar fazendo pressão. Ir até a margem inferior do esterno. Cuidado para não pressionar o processo xifóide.
3) Com as mãos na parte inferior da caixa torácica, realizar pressão com deslizamento em direção a lateral do corpo. Aproveite a expiração para realizar a manobra.
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Assim como é um indicador do nosso estado emocional, a respiração também funciona como uma causa paralela das nossas emoções. Isso quer dizer que podemos utilizar nossa respiração para manipular nosso estado anímico, uma técnica muito utilizada nas práticas de Yôga e que a psicologia e a fisiologia estão cansadas de comprovar como é eficaz para recuperar a lucidez rapidamente.

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Respiração adequada combate o estresse, cansaço, fadiga, falta de concentração e nervosismo - Vico Massagista, São José SC, quiropraxia, massagem, massoterapia, acupuntura, reflexologia, do-in, shiatsu, ventosaterapia. Um exercício básico que precisa de certa prática (uma semana mais ou menos) é a respiração diafragmática ou abdominal, pois é a respiração que uma pessoa realiza quando não há nenhuma ameaça. Essa respiração consiste em respirar profunda e lentamente pelo nariz apenas usando exclusivamente o músculo diafragmático que se encontra bem no meio entre a região pélvica e a cintura. Você pode comprovar que está fazendo o exercício certo quando ao respirar só o seu ventre se levanta. Os ombros e o tórax, devem ficar imóveis, essas regiões que são usadas em situações de fuga ou luta quando o organismo está cheio de adrenalina, no entanto são as que usamos normalmente. Ao respirar profunda e lentamente pelo diafragma, o sistema nervoso interpreta isso como ausência de ameaça e automaticamente começa a diminuição dos hormônios do estresse. Experimente! Sua pele e seu bom humor agradecem!

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Um exercício básico que precisa de certa prática (uma semana mais ou menos) é a respiração diafragmática ou abdominal, pois é a respiração que uma pessoa realiza quando não há nenhuma ameaça.
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Essa respiração consiste em respirar profunda e lentamente pelo nariz apenas usando exclusivamente o músculo diafragmático que se encontra bem no meio entre a região pélvica e a cintura. Você pode comprovar que está fazendo o exercício certo quando ao respirar só o seu ventre se levanta.
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Os ombros e o tórax, devem ficar imóveis, essas regiões que são usadas em situações de fuga ou luta quando o organismo está cheio de adrenalina, no entanto são as que usamos normalmente. Ao respirar profunda e lentamente pelo diafragma, o sistema nervoso interpreta isso como ausência de ameaça e automaticamente começa a diminuição dos hormônios do estresse.
Experimente! Sua pele e seu bom humor agradecem!
 
 
 
 

Aviso importante: antes de iniciar algum tipo de tratamento, procure um médico para orientação e avaliação completa do seu estado de saúde.