Massagem terapêutica para dor no nervo ciático

Massagem Terapêutica para dor no nervo ciático em São José SC – Vico Massagista e Quiropraxia

.

.

Massagem terapêutica para dor no nervo ciático

Massagem terapêutica para dor no nervo ciático – A lombociatalgia, conhecida como ciática ou dor do nervo ciático, é o sintoma no qual o paciente relata dor na região lombar que se irradia para os membros inferiores.

A dor no nervo ciático atinge cerca de 6% da população, sendo mais comum entre as mulheres do que entre os homens. Geralmente é uma dor persistente, mas com intensidade variada, que pode ser acompanhada de dormência, formigamentos, sensação de agulhadas e fraqueza muscular.

O nervo ciático é o mais longo do corpo humano: começa na lombar, passa pela região das nádegas e pelo posterior da coxa, estendendo-se por toda a perna, chegando até o pé. O incômodo pode ser sentido em qualquer uma das regiões por onde o nervo passa.

Quando um nervo fica comprimido, ele tende a ir ficando inchado e inflamado, causando uma intensa dor no decorrer do seu trajeto e, em muitos casos, gera a perda da força muscular e da sensibilidade tátil. É como acontece com o incômodo da dor ciática.


Nesse caso específico da compressão do nervo ciático, o sintoma mais frequente é uma dor lombar que vai irradiando de forma unilateral para o glúteo, descendo pela parte posterior da coxa e pela lateral da perna e do pé.

É essencial que você saiba que existe um nervo ciático em cada membro inferior, porém, a ciatalgia geralmente acomete apenas um deles, fazendo com que a dor apareça apenas em uma das pernas.

Em alguns casos a dor é tão forte que a pessoa não consegue se mexer, pois os membros ficam dormentes e a força do músculo diminui, deixando a pessoa praticamente imóvel, é muito importante que nessas situações o médico seja procurado imediatamente.

Massagem terapêutica para dor no nervo ciático – Vico Massagista e Quiropraxia em São José SC – Massagem e Quiropraxia. Contato, agendamento e informações pelo (48) 3094-5746 e Whatsapp (48) 98468-7452

Massagem terapêutica para dor no nervo ciático – O nervo ciático é o nervo mais calibroso do corpo humano e por este motivo ele está muito sujeito a compressões, tanto nas suas raízes nervosas de origem quanto no seu trajeto em direção aos membros inferiores (MMII).

O terrível incômodo da dor no ciático

Como você sabe, a dor depende muito de cada pessoa, já que algumas sentem a dor mais intensa e outras nem tanto. Mas a dor pode ser leve, gerando somente um desconforto ou uma queimação ocasional.

Em ocasiões mais graves, a dor tende a ser torturante, impedindo que o paciente consiga ficar em pé. É uma sensação parecida com a de um choque elétrico pelo caminho do nervo.

A ciatalgia às vezes pode até piorar depois de um esforço, quando você tosse ou espirra. Permanecer sentado ou de pé durante algumas horas também costuma agravar todos os sintomas da dor ciática.

Além dessa intensa dor, a compressão do nervo ciático também pode causar uma dormência, juntamente com o formigamento e diminuição da força muscular no membro acometido.

Os fatores de risco para dor ciática

Existem alguns fatores de risco e os principais fatores para o desenvolvimento de uma ciatalgia são:

A Idade avançada: os pacientes idosos possuem maior risco de ter problemas degenerativos da coluna, sendo bastante comum a ocorrência de hérnias discais, a artrose da coluna e , bico de papagaio.

Obesidade: o aumento de peso, geralmente após longos anos, faz com que a coluna lombar fique sobrecarregada, favorecendo a ocorrência de lesões e de alterações anatômicas na mesma.

O Trabalho pesado: a sua espécie de ocupação profissional também é bastante relevante como fator de risco para compressão do nervo ciático.

Algumas pessoas que trabalham carregando muito peso, que precisam fazer força com as costas ou passam muitas horas sentadas ou em pé em uma posição também podem apresentar uma maior incidência de ciatalgia.

O Sedentarismo: O sedentarismo e também a falta de atividades para a musculatura da região lombar contribuem para o aparecimento de problemas na coluna.

Diabetes mellitus: o diabetes é uma doença que causa lesão dos nervos periféricos, consequentemente pode o nervo ciático e os seus ramos serem atingidos.

A Gravidez: o ganho de peso de forma rápida, as mudanças que ocorrem no corpo e a ação hormonal, provoca um relaxamento de tendões e ligamentos, causando alterações anatômicas na coluna lombar, contribuindo para compressão do nervo ciático.

O diagnostico da dor no ciático

Em muitas ocasiões, a dor ciática é bem típica e não precisa de exames mais complexos para que ocorra o seu diagnóstico. Os exames complementares normalmente são solicitados quando a dor for muito forte e quando não existe uma melhora depois do tratamento inicial.

A eletroneuromiografia e os estudos da condução nervosa podem ser ideais quando existe uma dúvida relacionada ao diagnóstico.

Em relação aos exames de imagem, como a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada são utilizados para identificar a causa da ciatalgia, principalmente se ela for gerada por algumas lesões, como a hérnia de disco, o estreitamento do canal da medula ou até mesmo tumores.

O tratamento do incômodo da dor ciática

O tratamento depende da causa do problema e pode incluir exercícios, medicamentos e cirurgia.

Em casa. Muitas pessoas tratam sua ciática em casa usando gelo, compressa quente, alongamento, exercício e analgésicos comprados direto da farmácia.

É indicado continuar as atividades normais para melhorar mais rapidamente, mas também é necessário evitar o que precipitou a dor em primeiro lugar. Embora descansar por um dia possa proporcionar algum alívio, ficar de cama por muito tempo não é o ideal. No longo prazo, a inatividade somente piora os sintomas.

O tratamento no princípio da ciatalgia acontece com alguns medicamentos que ajudam a controlar a dor, como os anti-inflamatórios ou analgésicos mais comuns e um bom trabalho fisioterapêutico.

Mas em muitos casos, a dor pode durar poucos dias e logo desaparece sem nenhuma conduta mais agressiva, mas é importante saber sua causa para que não volte a ocorrer.

Porém se a dor for muito intensa o uso de substancias mais fortes como a morfina podem ser necessários. A utilização de relaxante muscular ou de benzodiazepinas, contribuem no controle dos sintomas e a conduta fisioterapêutica requer um trabalho em etapas e mais longo.

Como a dor da ciatalgia é uma dor que tem origem neurológica, os medicamentos com antidepressivos podem ser utilizados para controlar as dores mais crônicas.

OBS: (consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento)

Não é preciso um repouso físico. Mas a pratica de atividades leves, que não vão sobrecarregar a coluna deve ser indicada no melhor momento pelo fisioterapeuta, isso é melhor do que ficar deitado na cama.

Tudo depende da causa ou e da gravidade da ciatalgia, a cirurgia para correção da lesão na coluna lombar pode ser indicada porém deve ser a última opção para controlar o incômodo da dor ciática.

Massagem terapêutica para dor no nervo ciático – Vico Massagista e Quiropraxia em São José SC – Massagem e Quiropraxia. Contato, agendamento e informações pelo (48) 3094-5746 e Whatsapp (48) 98468-7452

Massagem terapêutica para dor no nervo ciático

A tão comum dor ciática não é uma doença, mas sim um sintoma. Tem início na região lombar e desce pela região glútea, acompanhando o trajeto do nervo ciático e causa dor aguda, dormência e incapacita o doente para as rotinas do dia-a-dia.

A dor ciática resulta da compressão ou inflamação do nervo ciático e, por isso, acompanha o seu trajeto, que vai até ao pé.

A terapia, semelhante a uma massagem, consiste na manipulação com grande precisão anatômica de tendões, músculos, nervos e da fáscia, o chamado tecido conectivo ou conjuntivo.

A fáscia, sabe-se, é um tecido altamente enervado e repleto de receptores, que tem um papel fundamental na manutenção do equilíbrio do corpo e é de grande importância para o entendimento da causa da dor.

A massagem terapêutica é um método não invasivo, suave e altamente eficaz de aliviar a dor.

Os seus movimentos provocam efeitos ao nível de todo o sistema e podem ser aplicada a todas as pessoas: de atletas a recém-nascidos, adultos, idosos até grávidas. As sessões duram em média uma hora.

Intervenção cirúrgica só mesmo em último caso
O diagnóstico da dor ciática passa, sobretudo, pela avaliação do historial clínico, pela observação médica cuidadosa e a análise de exames complementares de diagnóstico, como a ressonância magnética. Outros exames neurológicos poderão ainda ser importantes para avaliar o estado do nervo ciático.

Entre 80 a 90 por cento dos casos de dor ciática são resolvidos com técnicas ‘não cirúrgicas’, cada vez mais evoluídas, cujo objetivo é obrigar ao recuo do disco, sem a necessidade de corte da pele, estruturas ósseas ou do próprio disco.

No entanto, em cerca de cinco por cento dos casos, quando a dor é muito intensa, incapacitante, está associada a uma elevada fraqueza do membro e não responde a outros tratamentos menos invasivos, pode mesmo ser necessário recorrer ao cirurgião.

O objetivo da intervenção cirúrgica é corrigir a causa da compressão do nervo ciático. A correção das hérnias discais por meio da cirurgia (com a remoção do disco intervertebral que provoca a compressão) também é uma solução.

Saltos altos não são os ‘vilões’
Uma boa forma de prevenir a ciática é o uso de calçado confortável, individualizado, que não afete a postura. Os saltos dos sapatos, vistos tradicionalmente como inimigos da saúde da coluna vertebral, devem antes ser considerados aliados por quem os usa.

E isto porque o conforto que o calçado proporciona está também relacionado com a altura dos saltos adequada à postura individual.

Apenas para fins informativos. Consulte sua autoridade médica local para receber aconselhamento apropriado. Fontes: Google e outros

TAGS DE BUSCA – Google – Terapias Integrativas e Complementares – Vico Massagista e Quiropraxia, São José SC, Massagem e Quiropraxia. massagem terapêutica sao jose sc, massoterapia sao jose sc, massagista sao jose sc, massoterapeuta sao jose sc, massagem nervo ciatico sao jose sc, massoterapia nervo ciatico sao jose sc, massagista nervo ciatico sao jose sc, massoterapeuta nervo ciatico sao jose sc, terapia integrativa complementar nervo ciatico, terapia manual nervo ciatico, tratamento nervo ciatico sao jose sc, alivio dor ciatico sao jose sc, massagem dor ciatica, massoterapia dor ciatica, massagista dor ciatica, massoterapeuta dor ciatica, massagem ciatalgia, massoterapia ciatalgia, massoterapeuta ciatalgia, massagista ciatalgia, massagem lombociatalgia, massoterapia lombociatalgia, massagista lombociatalgia, massoterapeuta lombociatalgia, massagem ciatico inflamado, massoterapia ciatico inflamado, massagista ciatico inflamado, massagem ciatico travado, massoterapia ciatico travado, massagem ciatico encurtado, massoterapia ciatico encurtado, massagem ciatico embolado, massoterapia ciatico embolado, vico massagista e quiropraxia, massagem ciatico gestantes, massagem ciatico idosos, massagem ciatico crianças jovens, massagem ciatico mulheres senhoras, massagem ciatico homens senhores, massagem ciatico pos operatorio, massagem ciatico pos parto,

Dores na coluna causadas por problemas emocionais e sentimentos. O que você precisa saber!Dores emocionais e a coluna - dores na coluna causadas por emoções e sentimentos. saiaba mais - Vico massagista, São José SC, Quiropraxia, Massagem, Massoterapia, Acupuntura

Stress: emocional e da coluna

A dor nas costas é a forma de o corpo protestar contra o stress e obrigar a um abrandamento geral. Muitas pessoas estão sob pressão constante durante longos períodos, sem repouso adequado nem férias. Perderam o contato com as necessidades do seu corpo — a necessidade de divertimento físico e de relaxamento e sono.