Ventosaterapia: o que é, quais os benefícios para sua saúde. Medicina Chinesa técnica para dor lombar, hérnia de disco, ciático, torcicolo, bico de papagaio, contraturas musculares

.
.

 
Qual o benefício da Ventosaterapia? Quais os principais benefícios Ventosaterapia? Aumento da circulação sanguínea local; Eliminação de contrações musculares e pontos gatilho; Fortalecimento dos vasos sanguíneos; Aumento da produção de líquido sinovial; Relaxamento do corpo.
Ventosaterapia – técnica antiga da medicina milenar chinesa

#ventosaterapia #beneficios #indicacoes #paraqueserve #dormuscular #celulite #estrias #lesoes #toxinas #impurezas #inflamacoes #miofascial #nervociatico #dorlombar #dornascostas #herniadedisco #saojosesc #florianopolis #palhoca #biguacu #vicomassagista #quiropraxia #massagem #medicinachinesa #massoterapia

A ventosa é como um copo, normalmente esférico. Provocava-se a sucção da pele para dentro dela queimando-se o ar interno, que diminui de volume provocando a sucção. Dispomos de outras formas de promover a sucção, como uma pinça embebida com álcool ou uma vela, e até de equipamentos que provocam a sucção por meios mecânicos.

A pressão negativa facilita a eliminação de gases e toxinas (se colocarmos água dentro de uma ventosa, veremos pequenas bolhas subindo). A sua principal utilidade, desde a antiguidade, é a sua atuação sobre o sistema circulatório. Na atualidade, possui uso certo nos programas de lipomodelação, nas técnicas corporais de relaxamento e no tratamento de alguns males.

A ventosa era utilizada nos tratamentos com sangrias porque exsuda os líquidos locais – sangue e linfa. Caiu em desuso com o desenvolvimento da farmacologia, sendo seu uso quase que restrito aos acupunturistas, em especial sobre o meridiano da Bexiga, canal de energia que detém os pontos de Assentimento ou “descarga” de energia.

Na atualidade encontra larga aplicação tanto na linha terapêutica quanto na Estética, como veremos nas suas aplicações.

..

Terapia com Ventosas - em São José Centro SC - Ventosaterapia: o que é, quais os benefícios para sua saúde. Medicina Chinesa técnica para dor lombar, hérnia de disco, ciático, torcicolo, bico de papagaio, contraturas musculares
Terapia com Ventosas – em São José Centro SC – Ventosaterapia: o que é, quais os benefícios para sua saúde. Medicina Chinesa técnica para dor lombar, hérnia de disco, ciático, torcicolo, bico de papagaio, contraturas musculares

.

 

Ventosaterapia: o que é, quais os benefícios para sua saúde. Medicina Chinesa técnica para dor lombar, hérnia de disco, ciático, torcicolo, bico de papagaio, contraturas musculares

 

 

Os principais usos da ventosa são:

1- Tensão muscular, como dores nos joelhos, nas costas etc. A ventosa promove a passagem do sangue da corrente sanguínea para a corrente periférica, na pele e, a seguir, o derrama sobre o músculo, relaxando-o. Muitas vezes, a tensão é tão grande que a massagem na área fica dificultada. A ventosa facilita o trabalho do massagista ou fisioterapeuta.

2- Hipertensão arterial. O hipertenso costuma ter a musculatura cervical e o trapézio muito tenso. A ventosa, aplicada na região, relaxa a musculatura ao mesmo tempo em que diminui a pressão sanguínea.

3- Problemas respiratórios. Nos casos de bronquite, enfisema ou mesmo de uma simples falta de ar, geralmente podemos perceber que o diafragma (músculo entre o tórax e abdômen, responsável pela utilização dos lobos inferiores do pulmão) está quase ou sem nenhum movimento. Com ele contraído, os lobos inferiores do pulmão não se movimentam como deveriam, promovendo a proliferação de vírus nestes lobos, fato responsável pelos sintomas na maioria dos problemas respiratórios. A ventosa, aplicada sobre os músculos responsáveis pela respiração, a facilita.

4- Intoxicação. Talvez esta seja a melhor indicação da ventosa, apesar de esse público quase não a procurar. Com a sucção, o aumento da corrente periférica promove maior nutrição das células, desintoxicando-as. Além disso, a ventosa facilita a limpeza das glândulas sudoríparas e sebáceas, além de aumentar a drenagem linfática e a circulação venosa. Bem ao contrário dos casos de envenenamento, em que as ventosas agravariam o caso podendo até facilitar o óbito (ventosas são terminantemente proibidas em casos de envenenamento).

5- Dor em cicatrizes cirúrgicas. A expansão da pele facilita o descolamento de neurônios aderidos reduzindo e constantemente eliminando dor residual que regulamente ocorre em cicatrizes. É um uso curioso: geralmente bastam uma ou duas seções para que cicatrizes cirúrgicas antigas, que mantinham alguma dor ao toque ou ao aumento da pressão atmosférica, simplesmente fiquem sem a sensibilidade.

6- Celulite. Dependendo do grau, a Lipodistrofia Ginoide tem melhorias na sua aparência. Parece que a pressão negativa facilita uma melhor distribuição da massa de gordura (aglomeração de adipócitos), melhorando a aparência. Nestes casos, é necessário começar com as ventosas menores e abusar da cânfora no creme ou óleo de massagem: a aplicação é muito dolorosa. Este uso tem lá suas críticas. Eu mesmo andei duvidando dessa aplicabilidade até que conferi resultados em algumas clientes da clínica. Gostaria de ter trabalhos científicos que tanto conferem quanto contestam este uso.

7- Furunculose. Em desuso. A ventosa, em tempos idos, era utilizada como coadjuvante no tratamento de pústulas e furúnculos. Hoje em dia, a recomendação médica é procurar um posto de Saúde mesmo sem esperar que o furúnculo amadureça.

8- Estrias. Um dos principais usos na atualidade. A sucção força a passagem de sangue (e seus nutrientes), aumentando a oxigenação e a elasticidade do local. Não vai voltar a ser como o tecido era antes da lesão, mas aumentando a densidade de colágeno local, a textura e a cor podem melhorar.

Outra vantagem da ventosa, é que ela pode ser aplicada fora da região que se deseja afetar. Como a pele é contínua, a hiperemia numa área aumenta a circulação de sangue no restante, o que facilita o relaxamento muscular também em outras áreas.

As ventosas também têm suas contraindicações, como dermatites, psoríase, micoses, cortes e hematomas recentes, insuficiência cardíaca, hipertensão do fogo, quadros fúngicos, bacterianos e viróticos (em problemas pulmonares, ponderar as vantagens), osteoporose e na terceira idade.

Apenas para fins informativos. Consulte sua autoridade médica local para receber aconselhamento apropriado. Fontes: Google e outros

[random_post_on_refresh]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 3 =