A Dor Lombar: um Sinal de Alerta
As dores lombares ou lombalgias estão entre os distúrbios dolorosos que mais acometem os seres humanos, sendo que a sua incidência é um pouco menor que, a dor de cabeça. Popularmente chamada de dor nas costas, ela atinge 80% da população adulta em algum momento da vida. Aproximadamente 20% de seus portadores apresenta uma dor insuportável e limitante.
Como tratar dores lombares lombalgias.
Ela é a principal causa de incapacidade em indivíduos com menos de 45 anos em países industrializados, e também a maior causa de absenteísmo no trabalho na faixa etária produtiva. Ela se apresenta com igual incidência em ambos os sexos. Cerca de 5% das crianças, também terão pelo menos um episódio de dor lombar neste período de vida. A lombalgia, na verdade, não é uma única doença, e sim um conjunto de sintomas. Já foram enumeradas mais de cinquenta causas que podem desencadear a mesma.
Dores Lombares são sinais de alerta de problemas na coluna. Saiba o que fazer e como tratar lombalgias.
Dores Lombares são sinais de alerta de problemas na coluna. Saiba o que fazer e como tratar lombalgias.
Devido à complexidade estrutural da coluna vertebral (discos, ligamentos, articulações, músculos, nervos, etc.), o medico muitas vezes, na maioria dos casos, tem dificuldade em identificar a ou as estruturas da coluna responsável pela dor.
Em aproximadamente 1,5% dos casos, a dor pode se irradiar para um ou ambos os membros inferiores, seguindo o trajeto de uma raiz nervosa, é a popular dor ciática, decorrente da compressão de uma ou mais raízes nervosas ao nível da espinha. A boa notícia é que mais da metade dos casos de dor lombar, se curam ou melhoram com simples medidas e às vezes pela própria natureza. A dor lombar aguda tem duração média de duas a seis semanas.
Cerca de 80% dos pacientes recuperam-se e retornam às suas atividades rotineiras. Mas, há casos em que a dor lombar é um aviso, ou seja, alarme de doenças mais graves que inclusive podem colocar a vida do paciente em risco e por isso requerem diagnóstico precoce e preciso.
Entretanto, a dor pode se tornar na crônica, onde podem estar envolvidos fatores psicossociais, como a falta de condicionamento físico, problemas familiares e no trabalho, ansiedade, depressão, vícios com o tabagismo, alcoolismo e abuso de drogas entre outros.
Conclusão.
Como tratar dores lombares lombalgias.
Uma simples dor nas costas, principalmente quando ela persiste, deve ser bem avaliada, pelo reumatologista, especialista clinico do aparelho locomotor.
O tratamento da lombalgia exige uma cumplicidade entre o medico e o paciente, que, deverá fazer a sua parte, obedecendo às orientações médicas. O tratamento na grande maioria dos casos é clinico. Cirurgia é exceção em até 5% dos casos.
…
Apenas para fins informativos. Consulte sua autoridade médica local para receber aconselhamento apropriado. Fontes: Google e outros
[random_post_on_refresh]