A importância da recuperação muscular para a saúde e controle da dor na coluna, dor nas costas e dor lombar.

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A importância da recuperação muscular para a saúde e controle da dor na coluna, dor nas costas e dor lombar
A importância da recuperação muscular para a saúde e controle da dor na coluna, dor nas costas e dor lombar
 
 
 
 
 

A importância da recuperação muscular para a saúde e controle da dor na coluna, dor nas costas e dor lombar

 
 

 

Especialistas indicam ações que auxiliam  o processo
 
 
 
Fazer atividades físicas regularmente é muito importante para a saúde, assim como descansar o corpo para a recuperação muscular. Pegar pesado demais nos exercícios e na malhação ou não respeitar o tempo de reabilitação do organismo pode causar danos aos músculos, como rigidez, contratura e perda de força.
 
A recuperação consiste na reposição das reservas energéticas que foram esgotadas durante a atividade física. “Esta recuperação vem como uma estratégia de minimizar a fadiga muscular decorrente da redução de glicogênio”, completa.
 
 
 
 

 

 
 
A importância da recuperação muscular para a saúde e controle da dor na coluna, dor nas costas e dor lombar
A importância da recuperação muscular para a saúde e controle da dor na coluna, dor nas costas e dor lombar
 
 
 
 
 
Cada corpo se recupera de uma forma

 

 
Cada pessoa possui um tempo diferente para se recuperar. Por exemplo, um atleta e um não atleta têm treinos de frequência e intensidade diferenciadas. A recuperação ativa, com exercícios de volume e intensidade menores, tem demonstrado mais eficiência que o repouso absoluto ou a imersão no gelo,

 

 

 

 

 

+ Um sono de qualidade;
 
+ Nutrição adequada;
 
+ E boa respiração para oxigenar o corpo.
 
Em geral, ouve-se dizer que os músculos fazem o processo para se recuperar em 24 horas, mas o cálculo varia para cada organismo e deve ser feito por um especialista. Dependendo do tipo e intensidade dos treinamentos podem durar de 1 a 10 dias.

 

 
 
A importância da recuperação muscular para a saúde e controle da dor na coluna, dor nas costas e dor lombar
A importância da recuperação muscular para a saúde e controle da dor na coluna, dor nas costas e dor lombar
 
 
 

Alimentos que auxiliam na recuperação

 

 

O corpo precisa de energia e nutrientes para realizar seu processos. Por isso, alimentação balanceada é essencial. Durante o treino, aumenta-se o consumo de oxigênio e a produção de radicais livres – que em altas concentrações aumentam a incidência de lesões. O consumo adequado de alimentos antioxidantes permite um equilíbrio oxidativo, revertendo esse quadro.

 

 
Vitaminas como A, C e E, e minerais como zinco e selênio contribuem para a recuperação. Patrícia indica alguns alimentos que favorecem esse processo muscular:
 
+ Sementes oleaginosas, linhaça e cúrcuma;
 
+ Vegetais e frutas de cor vermelha ou roxa;
 
+ Cebola e alho;
 
+ Brócolis;
 
+ Alimentos com ômega 3.
 
Os suplementos alimentares, como o whey, auxiliam a recuperação exatamente dessa forma: fornecendo aceleradores do processo ao corpo. Eles contêm uma substância que inibe as reações oxidativas e fornece cisteína para a síntese de glutationa, um potente antioxidante.

 

 
 

Prejuízos de não dar o tempo de descanso

 

 

Sabotar essa importante etapa para os músculos pode refletir de maneira extremamente negativa. 

 

 
Os principais reflexos da falta de recuperação:
 

 

+ Alto risco de lesões por excesso de desgaste articular e músculo-tendíneo;

 

 
+ Déficit na reposição energética do músculo;
 
+ Dor intensa;
 
+ Rigidez muscular;
 
+ Perda de força;
 
+ Retardamento dos processos regenerativos;
 
 
Com o descanso adequado, conseguiremos resultados no desenvolvimento muscular, na recuperação fisiológica e no sistema músculo-tendíneo, prevenindo lesões e melhorando a qualidade dos próximos treinos.